segunda-feira, 18 de abril de 2016

RAQUITISMO

1 Conceito
                                    
Raquitismo é uma condição que afeta o desenvolvimento dos ossos em crianças. Isso faz com que os ossos se tornem suaves e fracos, o que pode levar a deformidades ósseas. Raquitismo em adultos é conhecido como osteomalácia ou ossos moles. O raquitismo e a osteomalácia são doenças caracterizadas pelo defeito de mineralização do osso. Elas usualmente coexistem na criança, até o fechamento das cartilagens de crescimento. 
2 Causas
  As principais são:
  • Deficiência de vitamina D
  • Deficiência de cálcio.

No entanto, formas raras de raquitismo também podem ser hereditárias (transmitida do pai/mãe para uma criança). Por exemplo, o raquitismo hipofosfatémico é uma doença genética em que os rins e ossos anormalmente não metabolizam o fosfato de forma adequada (fosfato de cálcio é o que faz os ossos e dentes rígidos). Isso deixa muito pouco fosfato no sangue, deixando os ossos fracos e moles.
3 Sinais e Sintomas
Podem incluir:
  • Atraso no crescimento
  • Dor na coluna vertebral, pélvis e pernas
  • Fraqueza muscular.
Pelo fato do raquitismo suavizar as placas de crescimento nas extremidades dos ossos de uma criança, pode causar deformidades esqueléticas, tais como:

  • Pernas arqueadas
  • Pulsos e tornozelos engrossados
  • Projeção do esterno



4 Diagnóstico



Raquitismo pode ser diagnosticado através de raio-x e exames de sangue, para determinar as concentrações de cálcio, fósforo e vitamina D no sangue.




5 Medidas preventivas

Há várias etapas que podem ser tomadas para ajudar a prevenir o raquitismo. Essas incluem a garantia de que o seu filho tem uma dieta saudável, equilibrada e passa algum tempo no sol.
Dieta
Verifique se o seu filho tem uma dieta saudável, equilibrada, que contém uma abundância de cálcio e vitamina D.
Fontes de vitamina D incluem:
Peixes oleosos, tais como salmão, sardinha e cavala,Ovos,Cereais matinais fortificados.
Fontes de cálcio incluem:
Produtos lácteos, tais como leite, queijo e iogurte, Vegetais verdes, como brócolis e couve,Grãos de soja e tofu e Nozes.

Luz solar

 Para evitar a carência da substância é importante tomar de 15 a 20 minutos de sol ao dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será absorvida é proporcional a quantidade de pele que está exposta.

Suplementos


A maioria das pessoas pode obter toda a vitamina D de que necessitam através de sua dieta e tomando sol. No entanto, certos grupos de pessoas têm um risco aumentado de desenvolver uma deficiência de vitamina D e podem precisar de tomar suplementos para evitar o raquitismo. 





6 Tratamento

O tratamento é através de suplementos dietéticos de vitamina D e cálcio. Se tratada precocemente, não haverá efeitos duradouros. Se não tratada, pode ocorrer deformidades ósseas permanentes.   

7 Cuidados de enfermagem

·     Em crianças que estão sendo tratadas com vitamina D deve-se monitorar a dosagem de níveis séricos de cálcio, fósforo, fosfatase alcalina e níveis urinários de cálcio quatro semanas após o início do tratamento. Após esta primeira avaliação, estes exames devem ser repetidos em três meses juntamente com radiografias dos sítios atingidos para avaliação de resolução das lesões.

·        As crianças tratadas com calcitriol devem ser monitoradas mensalmente no início do tratamento com dosagem de níveis séricos de cálcio, fósforo, fosfatase alcalina, PTH e níveis urinários de cálcio. Radiografias das áreas atingidas devem ser feitas no primeiro mês e três meses após o início do tratamento. Estas avaliações devem ser feitas em menos tempo naqueles pacientes em uso de doses elevadas de calcitriol. Na fase de manutenção do tratamento, as avaliações devem ser realizadas trimestralmente. A dose deve ser ajustada para alcance da resposta terapêutica.

8 Referência


http://www.minhavida.com.br/saude/temas/raquitismohttp://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2010/prt0209_23_04_2010.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário