terça-feira, 19 de abril de 2016

ANEURISMA DA AORTA

Conceito

O aneurisma da aorta consiste na dilatação permanente de alguma parte da aorta, a artéria maior do corpo, que é subdividida em aorta abdominal e aorta torácica, dependendo da região do corpo em que está localizada, sendo que o tipo de aneurisma da aorta mais comum é o aneurisma da aorta abdominal.

Causas:

Uma das principais causas de aneurisma é a aterosclerose. Uma forma de envelhecimento das artérias, com depósito de placas de ateroma (gordura) na parede do vaso. Podendo causar obstrução ou dilatação.

No caso da dilatação (aneurisma) há um enfraquecimento da parede do vaso e, com o tempo, dilatação desde segmento.

Sinais e sintomas:


Os sintomas de aneurisma da aorta podem variar de acordo com a porção da artéria afetada. Os sintomas do aneurisma da aorta abdominal são praticamente inexistentes, mas o indivíduo poderá perceber uma certa pulsão na região abdominal, que pode causar dor intensa ou constante no peito. 

Já o aneurisma da aorta torácica pode gerar sintomas inespecíficos relacionados à área onde se localiza. Por exemplo: aneurisma da aorta torácica que afeta a região da garganta pode causar dificuldade em engolir e rouquidão.

Diagnóstico:

Ou tomografia. O médico experiente pode palpar um aneurisma de tamanho médio ou pequeno mas o exame físico não é muito sensível. Um sopro por vezes pode ser auscultado no tórax ou abdome, indicando fluxo turbulento de sangue dentro do aneurisma.

Quando se suspeita de um aneurisma exames complementares de imagem devem ser solicitados. Ecografia abdominal, ecocardiografia, ressonância magnética ou tomografia computadorizada podem ser solicitadas para examinar com detalhes a aorta.
                               Angiotomografia

Medidas preventivas:

- Não fumar;
- Fazer exercícios regulares não muito extenuantes;
- Controlar a pressão;
- Tratar a diabete;
- Manter uma dieta pobre em gorduras;
- Controle do colesterol;

- Manter o peso ideal;

Tratamento:

O tratamento para um aneurisma da aorta consiste na realização de uma cirurgia para reparação da aorta ou sua substituição por um enxerto feito com material sintético, dependendo da idade do paciente e se existem outras doenças envolvidas ou não.

Foto de prótese vascular em aneurisma da aorta abdominal.
Tratamento medicamentoso:
Deve ser realizado controle rigoroso da hipertensão arterial, otimização do perfil lipídico, cessar tabagismo e prover modificações no estilo de vida, com controle de peso, dieta saudável e exercícios aeróbicos.
Deve ser administrado beta-bloqueador em todos os pacientes com síndrome de Marfan e aneurisma aórtico para diminuir o risco de dilatação aórtica, a menos que contra-indicado.
Deve ser administrada estatina com o objetivo de alcançar LDL menor do que 70, já que o aneurisma de aorta é considerado equivalente coronariano em relação ao risco cardíaco. Não há dados que justifiquem o uso agudo de estatina ou que sugiram que o tratamento com estatina previna a expansão após o desenvolvimento de aneurismas torácicos.

Em pacientes com síndrome de Marfan há estudos indicando que o uso de bloqueadores dos receptores de angiotensina poderia prevenir a formação de aneurisma nestes pacientes por bloqueio da ação do TGF-b. Estudos comparando este medicamento com beta-bloqueadores estão em andamento.

Por: Carlos A. da Silva

Referências bibliográficas:

3 comentários: