terça-feira, 29 de março de 2016

Hidrocefalia

Hidrocefalia 



A  hidrocefalia é caracterizada  pelo acúmulo de LCR no sistema ventricular ou nos espaços  subaracnoides . Ela pode ser comunicante ou não comunicante .



° Hidrocefalia  não comunicante : é resultado do bloqueio do LCR em qualquer local do sistema ventricular , levando a um aumento desproporcional de um segmento do sistema ventricular ( coágulo sanguíneo ou massa tumoral ).

 °
Hidrocefalia comunicante : a obstrução acontece ao longo da via aracnoides do fluxos de LCR , incluindo os sítios de sua absorção .
Meningite ou hemorragias subaracnóideas causam obstrução destes locais e diminuem a reabsorção do LCR.


Em lactentes e crianças , quando a fusão dos ossos cranianos ainda não ocorreu , a hidrocefalia produz aumento do diâmetro cefálico. Nesse grupo etário , as causas mais comuns são as malformação congênitas , infecções intrauterinas ou perinatais , doenças vasculares e neoplasias . 




Sintomatologia

° Aumento de diâmetro do crânio;

° Convulsões;
° Abaulamento da fontanela anterior;
° Hipertensão intracraniana;
° vômitos;
° cefaleia;
° sonolência;


 Tratamento
  A hidrocefalia requer intervenção cirúrgica imediata, com a colocação de shunts de drenagem ou a eliminação de causa se possível.

 Gabriela e Patrícia 


3 comentários:

  1. Isso me chamo muita atenção, gostei bastante😌 /mayara

    ResponderExcluir
  2. Hidrocefalia causa uma serie de sequelas e consequentemente os pacientes necessitam de maiores cuidados e atenção da equipe de enfermagem, da família e sociedade, posso dizer ainda que o preconceito é o maior obstáculo./ Isla

    ResponderExcluir
  3. Hidrocefalia causa uma serie de sequelas e consequentemente os pacientes necessitam de maiores cuidados e atenção da equipe de enfermagem, da família e sociedade, posso dizer ainda que o preconceito é o maior obstáculo./ Isla

    ResponderExcluir