terça-feira, 29 de março de 2016

FIBROMIALGIA

FIBROMIALGIA








Fibromialgia é uma doença crônica que causa dor e até mesmo sensibilidade ao toque no sistema músculo - esquelético (consiste em tendões, articulações, músculo e outros tecidos moles) por longos períodos. Fibromialgia possui uma relação com artrite, pois ambas causam dor, fadiga, e interferem na capacidade de realizar atividades diárias.


CAUSAS
Resultado de imagem para fibromialgia causa


As causas da fibromialgia ainda são desconhecidas, mas existem vários fatores que estão frequentemente associados a esta síndrome. Confira:
  • Genética: fibromialgia é muito recorrente em pessoas da mesma família, o que pode ser um indicador de que existem algumas mutações genéticas capazes de causar a síndrome
  • Infecções por vírus e doenças autoimunes também podem estar envolvidas nas causas da fibromialgia
  • Distúrbios do sono, sedentarismo, ansiedade e depressão também podem estar ligados de alguma forma à síndrome.


Resultado de imagem para fibromialgia causa
SINTOMATOLOGIA
Resultado de imagem para fibromialgia causa

Principais sintomas da fibromialgia
  • Dor generalizada: a dor associada à fibromialgia é constantemente descrita como uma dor presente em diversas partes do corpo e que demoram pelo menos três meses para passar
  • Fadiga: pessoas portadores dessa síndrome frequentemente acordam já se sentindo cansadas, mesmo que tenham dormido por muitas horas. O sono também é constantemente interrompido por causa da dor, e muitos pacientes apresentam outros problemas relativos ao sono, a exemplo da apneia e insônia
  • Dificuldades cognitivas: para os portadores de fibromialgia, é mais difícil se concentrar, prestar atenção e focar em atividades que demandem esforço mental
  • Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica, dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada (Síndrome do intestino irritável)
  • Problemas de memória e de concentração
  • Dormência e formigamento nas mãos e nos pés
  • Palpitações
  • Redução na capacidade de se exercitar.


                       DIAGNÓSTICO


O diagnóstico é uma das dificuldades da doença. O método mais utilizado é o exame clínico. É feito da seguinte forma: o paciente relata que sente as dores, ao sentir dor nos locais pressionados em pelo menos 11 dos 18 pontos, tudo indica que ele pode ter fibromialgia. A técnica chamada de termometria é usada em alguns hospitais do Brasil.  A câmera tem a capacidade de registrar o calor do corpo. A temperatura de pessoas com fibromialgia tendem a ser alterada.


                       TRATAMENTO


O tratamento para a fibromialgia pode ser feito com medicamentos ou de forma natural com terapias alternativas, como aromaterapia, psicoterapia ou acupuntura, por exemplo. Além disso, a fisioterapia através de exercícios e massagens também é importante para tratar a fibromialgia.
A fibromialgia é uma síndrome dolorosa, de causa desconhecida, que provoca dor por todo o corpo e que acomete, principalmente, mulheres entre os 35 e os 50 anos de idade.
O tratamento medicamentoso para fibromialgia deve ser orientado pelo reumatologista, neurologista ou psiquiatra e pode ser feito com:
  • Remédios analgésicos, como o Paracetamol, a Codeína ou o Tramadol para aliviar a dor por todo o corpo, característica desta doença;
  • Relaxantes musculares, como o Coltrax, por exemplo, para diminuir a rigidez dos músculos que ficam duros;
  • Antidepressivos, como a Amitriptilina, a Fluoxetina ou a Duloxetina para ajudar a tratar a depressão;
  • Indutores do sono, como o Zolpidem ou o Midazolam, por exemplo, para ajudar a tratar os distúrbios de sono que costumam ser frequentes na fibromialgia;
  • Remédios para a ansiedade, como o Diazepam ou o Lorazepam para ajudar a tratar a ansiedade;
  • Anti-convulsionantes, como Gabapentina, por exemplo, pois podem ajudar a melhorar a dor associada à fibromialgia.

A fibromialgia não tem cura, por isso, o tratamento medicamentoso apenas ajuda a diminuir a dor e os sintomas da fibromialgia.

·        A fibromialgia é mais comum em mulheres, se desenvolvimento aumenta conforme a idade. Cerca de 2% da população jovem e 8% da população idosa são portadores desta doença. Geralmente os casos de fibromialgia se inicia entre os 30 e 55.

·        Muitas vezes o “doente”  refere sensação de articulação inchada, e o edema não é comprovado no exame clínico.

·        Quando questionam onde dói, alguns respondem: dói tudo, pois possuem um limiar de dor mais baixo.

·        “As pesquisas revelam que o pensamento positivista e de enfrentamento da dor aumento o fluxo cerebral e diminui a ativação do Tálamo, diminuindo a dor. Estas atitudes são estimuladas através da Terapia Cognitivo Comportamental.”


                                                    por:Edvalda/Jéssica









Resultado de imagem para fibromialgia causa

5 comentários:

  1. Parabéns meninas ☺ bom post / mayara

    ResponderExcluir
  2. interessante analisar que a fibromialgia e uma doença que não tem causa especifica, alguns estudos aponta que pode ser de etiologia psicossomática, sendo assim o tratamento precisa buscar a causa e não somente tratar os sintomas.

    ResponderExcluir
  3. interessante analisar que a fibromialgia e uma doença que não tem causa especifica, alguns estudos aponta que pode ser de etiologia psicossomática, sendo assim o tratamento precisa buscar a causa e não somente tratar os sintomas.

    ResponderExcluir
  4. interessante analisar que a fibromialgia e uma doença que não tem causa especifica, alguns estudos aponta que pode ser de etiologia psicossomática, sendo assim o tratamento precisa buscar a causa e não somente tratar os sintomas./ Isla

    ResponderExcluir
  5. interessante analisar que a fibromialgia e uma doença que não tem causa especifica, alguns estudos aponta que pode ser de etiologia psicossomática, sendo assim o tratamento precisa buscar a causa e não somente tratar os sintomas./ Isla

    ResponderExcluir