segunda-feira, 4 de abril de 2016

O que dizem as mãos:





Pelo ato de leituras das mãos , muitos acreditam ser possível saber o passado, descobrir o futuro e prever problemas em varias áreas da vida. Quando as previsões , há quem acredite , há quem discorde, mais quando o assunto e saúde não há discussão. As mãos dão dicas valiosas de como anda o funcionamento do organismo. Segundo a dermatologista Sofia Sales Martins , varias enfermidades da pele, infecções e doenças internas podem apresentar alterações na área.Essas doenças podem ser manifestar com descamações rachaduras, bolhas, inchaço, feridas, alteração de cor, etc.
Não só problemas dermatológicos como psoríase – doença da pele relativamente comum,crônica e não contagiosas -  e dermatite atópica – doença inflamatória crônica da pele – outros males comuns se refletem nas mãos.
Exemplo:
Disso são as alterações de circulação doenças reumatológicas, como artrite , artrose , e doença de raynaud. E doenças de nervos, como a síndrome do túnel do carpo, além de infecções virais , ou por fungos. No terreno psicológico, há uma serie de distúrbios que afetam os membros. E o caso da disidrose, doença desencadeada pelo estresse e caracterizada pelo surgimento de pequenas bolhas. Já o transtorno obsessivo compulsivo ( TOC ) comumente diagnosticado pelas mãos, que ficam férias quando o paciente tem o abito de lava-las em excesso. As alterações das unhas também podem indicar problemas de saúde no local ou em outros órgãos. Sabe-se que elas ficam frágeis, quando há alterações do metabolismo, como problemas de tireoide e de deficiência de vitaminas. Mais nem todos os sinais e motivo de preocupação. De acordo com Sofia Sales as alterações bolhas, caroços, coceiras, duradouras são as que merecem atenção medica.
Causas
·        Mãos ressecadas: podem ser sinais de alergias, dermatite , atópica e psoríase.
·        Inchaço nos dedos: indica doenças reumatológicas , circulatórias , pressão elevada.
·        Dores na juntas; as doenças que podem estar associada a essa condição são artrite , artrose e compressão de nervos.
·        Coceiras nas mãos : o sintoma pode indicar eczemas, alergia , micoses
·        Bolhas: dão sinal da presença de disidrose e infecções.
·        Erupções nas mãos: pode ser o caso de dermatite de contato, alergias e infecções (sífilis)
·        Dedos azulados e mãos frias: indica doença pulmonares e cardíaca.

Palavra do especialista

·        As unhas podem dar dicas de como esta a saúde da pessoa? Quando a pessoa tem uma doença podem ocorrer alterações nas unhas. Mais e muito raro que uma doença importante se manifeste principalmente nas unhas.  Geralmente , e o contrario , isso em 99% dos casos. Mais tem uma minoria que vem uma queixa e a gente vai pesquisar pode ser alterações nutricionais , anemia , ou problemas na tireoide. Exemplo: em caso de unhas fracas, podem ser distúrbios alimentares.



·        Quando saber se o sinal na unha ? o preocupante e quando a gente tem uma listinha escura longitudinal em diversas tonalidades, entre marrom e preto, em uma única unha: pode ser um melanoma (tumor) outro problema e ser investigado quando há uma dolorosa. Isso pode indicar desde uma unha encravada ate um tumor. Deve –se observar também micoses que não saram. Quando a unha muda de formato fica esteticamente alterada , estranha e óbvio que estar acontecendo algo que precisa ser investigado.

·        As cutículas também apresentam alterações quando algo não vai bem? pessoas que tiram cutículas e mechem com agua com frequência podem desenvolver uma inflamação crônica na pele acima da cutícula e, com isso, ela não nasce mais. Essa e a doença paroníquia crônica, mais conhecida como unheiro. Mais isso ocorre com quem realmente trabalha com as mãos dentro da agua. E raro, por exem´plo: acontecer com donas de casas.


Referencia: Correio Brasiliense domingo, 31 de janeiro de 2016

Por Cecília Garcia. Alunas: Amanda Gomes E Patrícia Soares.

4 comentários: