segunda-feira, 25 de abril de 2016

Cirrose

Conceito:
A formação de nódulos e de fibrose no fígado caracteriza um quadro de cirrose, doença comumente associada ao consumo desmedido de álcool e a algumas doenças, como a hepatite C e a hepatite B. Num caso de cirrose, as células do fígado são destruídas e o órgão tem suas funções comprometidas ou mesmo paralisadas.
 
Causas:
As causas mais comuns são:
·        As hepatites crônicas pelo vírus B e C
·        O alcoolismo
 Outras causas menos comuns são:

·        As hepatites por medicamentos;
·        Hepatite autoimune;
·        Esteatohepatite não-alcoolica (NASH)
·        Doenças genéticas (Hemocromatose, Doença de Wilson).

 

Sinais e Sintomas:
Na fase inicial, a ausência de sinais ou sintomas dificultam o diagnóstico precoce. Com a evolução da doença, há uma falência hepática progressiva que pode levar a consequências em outros órgãos.
Quando os sinais e sintomas aparecem, o prognóstico já costuma ser severo e as implicações gerais para a saúde do paciente são comprometedoras.
Em fases mais avançadas da doença, o fígado apresenta-se endurecido e aumentado ao exame físico e outros sinais e sintomas vão aparecendo, tais como: 
·        Desnutrição
·         Hematomas
·         Aranhas vasculares na pele
·         Sangramentos gengivais
·        Icterícia
·         Ascite
·         Hemorragias digestivas
·         Encefalopatia 
·        E por fim, coma.
 

Medidas Preventivas:
·        A melhor prevenção das cirroses de origem viral é através da vacinação contra Hepatite B, dos rigorosos critérios de controle do sangue usado em transfusões, do uso de preservativos nas relações sexuais e do uso individualizado de seringas pelos usuários de drogas injetáveis. Destas formas, a cirrose causada pelas hepatites B e C podem ser minimizadas.
·        No caso do álcool, deve-se evitar o seu uso excessivo. É exigida a parada total do seu consumo em indivíduos com hepatite B ou C.
·        Deve-se lembrar que pessoas aparentemente "resistentes" ao álcool, ou seja, que ingerem frequentemente bebidas, porém não ficam embriagadas (bêbadas), podem não ter o fígado tão resistente, e desenvolver cirrose sem nunca terem ficado bêbadas.
 
Tratamento:
Não há uma cura específica para a cirrose hepática. As lesões já estabelecidas são irreversíveis, mas pode-se tentar deter ou tornar mais lenta a progressão da doença.
Quando é possível afastar o agente causal (álcool, vírus, etc.), pode ocorrer algum grau de melhoria.
O tratamento definitivo da cirrose hepática é o transplante de fígado.
Como o transplante só está indicado em casos muito graves, durante todo o tempo o paciente deve ser acompanhado pelo médico para detectar precocemente as complicações possíveis como desnutrição, ascite, varizes esofagianas, tumores, etc. e para que sejam tomadas as medidas cabíveis em cada caso.
 
Dieta:
·        É indicado evitar o excesso de sal;
·         Evitar frituras;
·         Evitar carne vermelha;
·         O consumo de álcool é completamente proibido;
·         As refeições devem ser realizadas sempre em pequenas porções, divididas ao longo do dia.

Cuidados de Enfermagem:

·        Durante a hospitalização, o paciente com cirrose é preparado para alta pela enfermeira e por outros profissionais de saúde através da instrução sobre a dieta. De grande importância é a exclusão do álcool da dieta. O sucesso do tratamento depende do fato de convencer o paciente sobre a necessidade de aderir por completo ao plano terapêutico. Este inclui repouso; provavelmente, uma modificação no estilo de vida; uma dieta bem equilibrada e adequada; e a eliminação do álcool. O encaminhamento do paciente para uma enfermeira de cuidado domiciliar pode ajudá-lo a lidar com a transição do hospital para residência.




ALUNA: JHÚLIA NÍSIO

Referências Bibliográficas:
SMELTZER; S.C; BARE, B.G. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 
Abc Da Saúde. Disponível em: <https://www.abcdasaude.com.br/gastroenterologia/cirrose> Acesso em 15 de abril de 2016

Minha Vida. Disponível em:<http://www.minhavida.com.br/saude/temas/cirrose> Acesso em 15 de abril de 2016

2 comentários:

  1. Ei Tony! Obrigado por essa paz de informação que você compartilhou sobre o Dr. Iyabiye sobre a cura da hepatite, ele é de fato uma bênção, entrei em contato com ele e me curei depois de aplicar seu tratamento. Ele me enviou o medicamento através do serviço de correio DHL foi fácil para mim e eu tomei o remédio por 4 semanas e fui para o hospital depois para um teste e foi negativo. Eu vim até aqui para lhe dizer que você está certo sobre a medicação dele, está tudo bem comigo agora. Muito obrigado. Apenas no caso de alguém lá fora, que vai gostar de alcançá-lo, aqui está o seu contato: iyabiyehealinghome@gmail.com Call / Whatsapp: +2348072229413

    ResponderExcluir
  2. Tenho 15 anos de idade. Nasci com HIV minha mãe faleceu por causa da infecção pelo HIV e lamento porque nunca conheci o Dr. Itua, ele poderia ter curado minha mãe para mim porque como mãe solteira foi muito difícil para minha mãe encontrar o Dr. Itua palavras de cura online sobre como ele curava diferentes doenças em diferentes raças, como o HIV/AIDS Herpes, Parkison,Asma,Autismo,Copd,Epilepsia,Shingles,Dores de Frio,Infertilidade, Síndrome de Fadiga Crônica, Cura de Lúpus,Fibromialgia,Feitiço do Amor,Câncer de Próstata,Câncer de Pulmão,Glaucoma. , psoríase,Cirrose do fígado,Catarata,Degeneração macular,Doença de Chrons,Mononucleose infecciosa, Doença cardiovascular,Doença pulmonar,Próstata aumentada,Osteoporose,Doença de Alzheimer,Psoríase,Desordem bipolar,Demência Doença de Taquicardia,Câncer de Mama,Câncer de Sangue,Câncer Colo-Retal,Feitiço do Amor,Diarréia Crônica,Ataxia,Artrite,Escoliose Lateral Amiotrófica,Acidente Vascular Cerebral,Fibromialgia,Toxicidade FluoroquinolonaSíndrome Fibrodisplasia Ossificante Progressão Esclerose,Fraca Ereção,Amplificação Mamária,Amplificação Peniana, Hpv,sarampo, tétano, tosse convulsa, tuberculose, poliomielite e difteria)Diabetes Hepatite até mesmo Câncer Eu estava tão animado mas assustado ao mesmo tempo porque eu não encontrei tal coisa online então eu entrei em contato com a Dra. Itua pelo correio drituaherbalcenter@gmail.com/ . Eu também conversei com ele sobre o que é o app +2348149277967 ele me disse como funciona, então eu lhe disse que eu queria prosseguir, eu lhe paguei tão rapidamente pelos correios do Colorado que recebi meu remédio herbal dentro de 4/5 dias úteis ele me deu linhas de guildas a seguir e aqui estou eu vivendo saudável novamente posso imaginar como Deus usa os homens para manifestar suas obras estou escrevendo em todos os artigos online para divulgar o trabalho de Deus do Dr. Itua Herbal Medicine,Ele é um Grande Homem.

    ResponderExcluir