segunda-feira, 4 de abril de 2016

Avanço em Radioterapia
Quando o assunto é câncer, médicos, físicos e diversos profissionais trabalham juntos em busca de novas formas de tratamento mais eficientes e mais confortáveis para os pacientes. Medicina e tecnologia estão unidas em prol de avanços e combates aos tumores. Já considerada o mal do século, a doença atinge cada vez mais pessoas. O instituto nacional do câncer prevê, para este ano, quase 600 mil casos novos no Brasil.
Em termos de tecnologia, Brasília ganhou mais um trunfo para ajudar médicos a tratarem pacientes. Na unidade do hospital Sírio-Libanês está funcionando um aparelho de radioterapia muito mais evoluído que os disponíveis até em tão. Foram R$ 18 milhões de investimento no equipamento, na instalação e no treinamento de funcionários. As vantagens da máquina vão desde o maior conforto do paciente ao aumento da capacidade de atendimento do hospital. “Entre os benefícios da nova tecnologia está a diminuição do tempo das sessões, tanto de radioterapia, de 15 para 5 minutos, como de radiocirurgia, de 40 para 15 minutos. Mantemos a mesma eficácia e reduzimos o risco de efeitos colaterais’’, especifica o coordenador do serviço de radioterapia do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês em Brasília, Rafael Gadia.
Pacientes com câncer contam agora com equipamento que reduz a exposição, mas mantém eficácia do tratamento.

Mecanismos
·      Entrega uma maior dose de radiação em menos tempo.
·      A radioterapia é guiada por imagem.
·      Mesa robótica: Enquanto as macas tradicionais se mexem apenas para os dois lados, para cima e para baixo, essa nova máquina também faz movimentos rotacionais, se inclinando.

·      Gating: O equipamento sincroniza a entrega de radiação ao ritmo da respiração do paciente. 
Indicação
·      Qualquer um pode ser submetido à radioterapia por meio desse equipamento.
É uma opção para quem precisa de doses muito altas de radiação, em pacientes que sentem muita dor enquanto passam pela terapia (para reduzir o tempo), como paliativo ou em qualquer pessoa.

O equipamento é muito em radiocirurgias.

Benefícios
·        O Gating garante a precisão da radiação sobre o tecido não saudável. Quando o tumor está localizado em, um órgão como o pulmão, que está o tempo todo se movimentando por causa da radiação, o mecanismo garante que a terapia afete apenas ele. Como menos tecido saudável sofre radiação, os efeitos colaterais vão ser bem menores.
·        A alta dose de radiação permite que as aplicações sejam mais curtas, portanto, o paciente que sente muito dor deitado na maca, vai passar menos tempo na sessão; Além disso, o tratamento completo também pode ser encurtado em até quatro vezes do tempo tradicional.


Palavra do especialista

A nova máquina aumentou a capacidade do hospital? Quantas sessões de radioterapia era possível fazer antes e quantas são possíveis agora? Como as aplicações são feitas de forma mais rápida, graças a segurança que o novo aparelho promove, se antes conseguíamos atender 40 pacientes por dia, hoje conseguimos 80.

Na teoria, qualquer paciente pode ser submetido ao tratamento com novo equipamento, mas, na pratica, em que casos ele vai ser usado? Qualquer paciente com indicação de radioterapia pode usá-lo, mas nos priorizaremos aos radiocirurgias pacientes com cânceres de alta complexidade, de tratamento a longo prazo ou que sintam muito desconforto ou dor durante as aplicações.

Quais são as vantagens no caso de radiocirurgia craniana? Nos outros aparelhos é preciso colocar uma coroa na cabeça do paciente, que é muito desconfortável. A nova máquina dispensa a necessidade dela. É colocada somente uma máscara muito menos incômoda.
    Dr.Rafael Gadia é oncologista,
Coordenador do serviço de radioterapia.
Referência Correio Braziliense,
Domingo, 27 de março de 2016.
Ano 11.número 567.Por Renata Rusky
Páginas 18-19.

Camila Alves e Nayane Fernandes

3 comentários: