segunda-feira, 18 de abril de 2016

Osteomielite






Osteomielite


Osteomielite é, por definição, um quadro inflamatório que afeta um ou mais ossos, geralmente provocado por infecção bacteriana ou fúngica. A osteomielite pode permanecer localizada ou difundir-se pela corrente sanguínea, comprometendo outras partes do osso e tecidos do corpo.


Causas

A osteomielite é uma infecção causada por bactérias, fungos ou vírus, que podem chegar aos ossos principalmente por uma dessas três vias:
·        Circulação sanguínea: uma infecção pré-existente que se espalha pelo corpo através do sangue.
·        Invasão direta: fraturas expostas, cirurgias, implantes ou próteses.
·        Infecções dos tecidos moles adjacente
( trauma, cirurgia ou foco infeccioso junto ao osso).



Sinais e sintomas

·        Febre
·        Calafrios
·        Irritabilidade ou letargia ( principalmente em crianças pequenas)
·        Dor na área da infecção
·        Inchaço, calor e rubor sobre a área da infecção
·        Pode acontecer, também, de a osteomielite não causar sintomas ou manifestar sinais difíceis de distinguir, por serem muito similares a outros problemas.



Diagnóstico

Uma primeira suspeita diagnóstica pode advir dos sintomas e dos exames físicos. Um exame de sangue pode auxiliar o diagnóstico, indicando se há uma quantidade aumentada de leucócitos (sobre tudo nas formas agudas) bem como taxas elevadas de proteína C reativa velocidade de sedimentação. A cintilografia óssea, a tomografia computadorizada e a ressonância magnética ajudam a identificar a zona infectada. No entanto, para saber-se qual é a bactéria ou fungo que está causando a infecção deve-se colher amostras de sangue, pus, líquido articular ou do própio osso.

Medidas preventivas

Pessoas com baixo fluxo de sangue e um aumento da probabilidade de infecção deve sempre ter muito cuidado com seus corpos. Deve ter cuidado para não se ferir, muitas vezes, e deve ter cautela para não manter qualquer feridas abertas em seus corpos. Estas condições devem ser comunicadas ao médico se a pessoa tem que passar por uma cirurgia.

Tratamento

O tratamento da osteomielite é bem complexo, pois é bem difícil parar a propagação da infecção a outros ossos. Além disso, células do osso não são susceptíveis a antibióticos e outras células do corpo são. O médico vai tentar impedir a propagação da infecção com antibióticos métodos agressivos, ou se a situação se agravar em graus graves, o osso pode ser removido do corpo e substituído por uma barra de metal. O tratamento da osteomielite é mais difícil em adultos do que em criança.

Cuidados de enfermagem


Os cuidados de enfermagem com o paciente que apresenta osteomielite devem ter como objetivo reduzir as dores, aliviar a tensão e caso tenha lesões externas, promover o cuidados com essa ferida. Outros cuidados são: Promover ambiente confortável e tranquilo, administrar medicamento sob prescrição, orientar o paciente a aceitação da dieta líquida e alimentar, incentivar aos exercícios nas partes não afetadas, atentar para ferida cirúrgica e sinais de infecção e orientar o paciente sobre a adesão ao tratamento.

Alunos: Carlos A. da Silva / Isabel Cristina

Créditos: http://www.abc.med.br/p/334420/o+que+e+osteomielite.htm http://sulla-salute.com/saude/ortopedia/osteomielite.php


Um comentário:

  1. Carlos e Isabel Faltou o titulo do post de vocês porem já corrigi, mais atenção! / Nágela

    ResponderExcluir