terça-feira, 19 de abril de 2016

Leucemias

Conceito

Leucemia é um tipo de câncer que se inicia na medula óssea, que é o tecido mole dentro de seus ossos responsáveis por produzir glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Algumas dessas células podem sofrer mutação para se tornar uma célula de leucemia, que pode se multiplicar em mais células doentes. As células neoplásicas pode substituir as células normais, dificultando o correto funcionamento das células do sangue.
As leucemias de dividem nas categorias mielóide e linfóide, de acordo com a célula envolvida. E nessas categorias há uma classificação de acordo com a velocidade de divisão dessas células: leucemia crônica, quando essa divisão é lenta, e leucemia aguda, quando a velocidade é rápida.



Leucemia Crônicas
As leucemias crônicas de desenvolvem lentamente e as células envolvidas são mais parecidas com a célula normal (mais diferenciadas), permitindo que, mesmo doentes, mantenham algumas de suas funções normais no organismo da pessoa.
·        Leucemia mielóide crônica (LMC);
·        Leucemia linfoide crônica (LLC);

Leucemia Aguda
As leucemias agudas são de progressão rápida e afeta as células jovens, ainda não completamente formadas (chamados blastos), que não preservam suas funções e afetam de forma importante a capacidade de defesa do organismo.
·        Leucemia mielóide aguda (LMA);
·        Leucemia linfóide aguda (LLA);

Causas

A exata causa da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais.

Sinais e sintomas   

Os sintomas das leucemias agudas estão relacionados a diminuição na produção de células normais da medula óssea. Com a queda na produção de glóbulos vermelhos, o paciente pode apresentar anemia que, por sua vez, pode causar palidez, cansaço fácil e sonolência.
Já a diminuição na produção de plaquetas pode ocasionar manchas roxas em locais não relacionados a traumas, pequenos pontos vermelhos sob a pele (chamados de petéquias) ou sangramentos prolongados após pequenos ferimentos.
O paciente que tem sua imunidade reduzida (queda na produção de glóbulos brancos) fica mais susceptível a infecções e pode apresentar febre.
Outros sintomas encontrados são: emagrecimento, dores ósseas e nas juntas, causando dificuldade de andar; dores de cabeça e vômitos; aumento dos linfonodos (gânglios linfáticos), aumento do baço (esplenomegalia) ou do fígado (hepatomegalia).
As leucemias crônicas são menos sintomáticas e frequentemente são descobertas em exames realizados para outros fins (exames de rotina, pré-operatório, etc). Quando em estágios avançados, apresentam os mesmos sintomas descritos para as leucemias agudas.

Diagnóstico

O diagnóstico de leucemia é feito através de exames.
·         Exame físico: o médico observa a pessoa, para verificar se existem alterações, por exemplo, dos gânglios linfáticos, do baço e do fígado.
·         Análises sanguíneas: o laboratório faz a contagem de células do sangue. Através da análise do sangue, no laboratório, também pode verificar-se se a leucemia afetou o fígado e os rins.
·         Biópsia: o médico remove uma porção de medula óssea, do osso da bacia; a amostra é analisada ao microscópio, por um patologista. A biópsia é o único método seguro de saber se as células tumorais se encontram na medula óssea. 
·         Citogenética: no laboratório, são feitas análises aos cromossomas de células colhidas de amostras de sangue periférico, de medula óssea ou de gânglios linfáticos.
·         Punção lombar: o médico remove algum líquido cefalorraquidiano (líquido que preenche o espaço dentro e em redor do cérebro e da espinal medula). O médico usa uma agulha fina, para remover líquido da coluna vertebral. O procedimento é realizado com anestesia local. O líquido é analisado, num laboratório, para detecção de possíveis células tumorais ou outros sinais de patologias.
·         Radiografia ao tórax: os raios-X são importantes para avaliar indiretamente os pulmões e o coração.

Medidas preventivas

·        Evite fumar. O fumo contém toxinas que causam lesão nas células e podem provocar o câncer.
·        Tenha uma alimentação saudável. A alimentação saudável protege as células contra a ação de antioxidantes e mantém o corpo saudável.
·        Pratique atividades físicas. O esporte ajuda a eliminar toxinas que danificam o DNA das células.
·        Se você trabalha com produtos químicos, metais pesados ou radiação, use equipamento adequado para evitar exposição a agentes tóxicos.
·        Se você tem casos na família de câncer ou leucemia, ou se está em um dos grupos de risco da doença, faça exames diagnósticos frequentes. O exame de sangue de contagem de células pode indicar se há alguma anormalidade ou não com o paciente.
















Tratamento

Existem três tipos de tratamento para leucemia, sendo eles, quimioterapia, imunoterapia e radioterapia.
Quimioterapia

Medicamentos usados em LLA:
·        Vincristina;
·        Daunorubicina;
·        Citarabina;
·        L-asparaginase ou PEG-L-asparaginase;
·        Etoposídeo;
·        Tenipodideo;
·        6-mercaptopurina;
·        Metotrexato;
·        Ciclofosfamida;
·        Prednisona;
·        Dexametasona;

Medicamentos usados em LMA:
·        Cladribina.
·        Fludarabina.
·        Topotecano.
·        Etoposídeo.
·        6-tioguanina (6-TG).
·        Hidroxiuréia.
·        Corticosteroides, como a prednisona ou dexametasona.
·        Metotrexato.
·        6-mercaptopurina (6-MP).
·        Azacitidine.
·        Decitabine.

Medicamentos usados em LLC:
·        Análogos de purinas - Fludarabina, pentostatina, e cladribina.
·        Agentes alquilantes - Clorambucil e ciclofosfamida são muitas vezes utilizados junto com um análogo de purina ou com outros medicamentos quimioterápicos.
·        Corticosteroides - Prednisona, metilprednisolona e dexametasona.

Outros medicamentos, às vezes utilizados no tratamento da leucemia linfoide crônica incluem: doxorubicina, metotrexato, oxaliplatina, vincristina, etoposídeo, e citarabina.

Medicamentos usados em LMC:
·        Hidroxiuréia;
·        Citarabina;
·        Busulfan;
·        Ciclofosfamida;
·        Vincristina;
·        Omacetaxina;


Dietas

Pacientes com leucemia são incentivados a fazer dieta de frutas e vegetais frescos. Eles também devem comer grãos integrais, legumes e muita proteína vegetal. Proteínas de aves e peixes também são saudáveis. A dieta macrobiótica é um outro nome para a dieta durante câncer. Para fazer essa dieta, o paciente tem que eliminar todos os produtos lácteos, bebidas com cafeína, refrigerantes e bebidas alcoólicas. Não saudáveis e alimentos refinados também devem ser evitados em todas as circunstâncias. Além disso, deve-se também abster-se de comer doces e alimentos processados. Uma dieta saudável para pessoas que sofrem de leucemia não permite tentações ou indulgências.

Cuidados de enfermagem


·        Não administre injeções IM.
·        Não insira cateteres permanentes.
·        Não verifique a temperatura retal; não use supositórios ou enemas.
·        Use emolientes fecais, laxativos orais para prevenir a constipação.
·        Use somente escova de dentes macias para o cuidado oral.
·        Lubrifique os lábios com lubrificante hidrossolúvel a cada 2 horas enquanto estiver acordado.
·        Evite sucção.
·        Não encoraje uma tosse vigorosa ou o assoar do nariz.
·        Evite quedas ajudando o paciente a deambular, se necessário.
·        Aplique pressão direta.
·        Para epistaxe, posicione o paciente na posição de Fowler alta; aplique bolsa de gelo atrás do pescoço e pressão direta no nariz.
·        Administre plaquetas, plasma fresco congelado, pacote de eritrócitos, conforme prescrição.

Referências

SMELTZER; S.C; BARE, B.G. Brunner & Suddarth: Tratado de Enfermagem Médico-Cirúrgica. 9ª Ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2002. 
Hospital de Câncer Barretos disponível em https://www.hcancerbarretos.com.br/leucemia acesso em 19 de abril de 2016
Oncomed Belo Horizonte disponível em http://www.oncomedbh.com.br/site/?menu=Tipos%20de%20C%E2ncer&submenu=Leucemias acesso em 19 de abril de 2016
Copacabana Runners disponível em http://www.copacabanarunners.net/leucemia.html acesso em 19 de abril de 2016
Cria Saúde disponível em http://www.criasaude.com.br/doencas/leucemia.html acesso em 19 de abril de 2016
Saúde e Fitness disponível em http://saude-info.info/dieta-para-pacientes-com-leucemia.html acesso em 19 de abril de 2016

Aluna:Laryssa Matos

Um comentário: