quarta-feira, 27 de abril de 2016

Hidrocele

 Conceito


Hidrocele é o acúmulo anormal de fluido no interior da túnica vaginal, a membrana que reveste internamente a bolsa que contém os testículos. A hidrocele pode ser uni ou bilateral (geralmente unilateral), congênita ou adquirida, primária ou secundária e afeta principalmente os bebês recém-nascidos e os adultos acima de 45 anos.

Causas

Nem sempre é fácil determinar-se a causa da hidrocele.
Normalmente, os testículos são envolvidos por um pequeno volume de líquido que tem como função lubrificá-los A hidrocele ocorre quando há algum desequilíbrio entre a produção e a absorção desse líquido, levando-o a acumular-se.
A hidrocele pode ser causada por processos inflamatórios dos próprios testículos ou de estruturas vizinhas ou por traumatismos, obstruções dos vasos linfáticos ou tumores.
No feto, os testículos são formados na cavidade abdominal e migram posteriormente em direção à bolsa escrotal, por um caminho que em geral se fecha naturalmente. Caso isso não aconteça, líquidos da cavidade abdominal passam para o interior do saco escrotal, acumulando-se ali e resultando na hidrocele dos bebês

Sinais e Sintomas

Na hidrocele, a bolsa escrotal apresenta-se cheia de fluido que fica predominantemente na frente de um dos testículos. As hidroceles variam muito em tamanho, podendo ser discretas ou exacerbadas, uni ou bilaterais e podem causar desconforto em razão do seu tamanho, mas geralmente são indolores e não malignas. Diferem de outras massas que podem estar no interior do saco escrotal, como tumores dos testículos, porque estas são mais sólidas.

Diagnóstico

Nota-se um aumento não doloroso (mas muitas vezes desconfortável) do escroto uni ou bilateralmente. O aumento varia de dimensões (hidrocele comunicante).
Ao exame físico, percebe-se o aumento do volume do escroto impedindo a individualização do testículo. Com o auxílio de uma lanterna e em ambiente escuro, nota-se que o conteúdo do escroto transilumina, logo se trata de um conteúdo líquido e não sólido.
Caso haja dúvidas diagnósticas, uma ecografia escrotal pode ser solicitada.
Com isso teremos detalhes do testículo e visão dos demais componentes do saco escrotal

Medidas preventivas

Ainda não são conhecidas as medidas preventivas para a hidrocele.

Tratamento medicamentoso


• Observação: recomendado na maioria dos casos; • Cirurgia: nos casos de grande volume, sem regressão de tamanho, ou com suspeita de hidrocele comunicante; • Técnica: (acesso inguinal, exploração e fechamento do conduto e eversão da vaginal); • Escleroterapia: contra-indicada na infância (dor e risco de recidiva).

Dieta


Livre

Cuidados de enfermagem:


a promoção de percepções e relações favoráveis ao livre, saudável e prazeroso exercício da sexualidade;
- a geração da autonomia, autocontrole corporal e responsabilização com a vida e saúde sexual;
- a ampliação da participação dos sujeitos alvos da atenção na tomada de decisão e controle em torno de questões relativas à sua vida e saúde sexual;
- o reconhecimento de direitos sexuais, do direito à atenção à saúde e à proteção contra abusos do corpo;
- a prevenção e controle dos sofrimentos e desgastes psico-emocionais, relacionais e orgânicos;
- a redução de problemas como a aids, o câncer de mama e colo uterino, DSTs, contracepção indiscriminada, gestação indesejada e abortos provocados, violências domésticas e sexuais, desigualdades de poder entre homens e mulheres ou outros de qualquer ordem, problemas psico-emocionais e sexuais.

Referencias:

Abc saúde disponível em https://www.abcdasaude.com.br/urologia/hidrocele acesso em 27 de abril de 2016
Projeto diretrizes disponível em http://projetodiretrizes.org.br/6_volume/01-AfeccoesDiagn.pdf acesso em 27 de abril de 2016
Informação em saúde disponível em http://www.365saude.com.br/pt-family-health/pt-mens-health/1009008989.html acesso em 27 de abril de 2016

Aluna:Keila Suzani

Nenhum comentário:

Postar um comentário